quarta-feira, 29 de julho de 2009

30 de agosto prazo final para o PPA

Falta um pouco mais de um mês para que os prefeitos que tomaram posse em janeiro mandar para as câmaras municipais o Plano Plurianual (PPA), informando tudo que pretendem fazer nos próximos quatro anos.

A maioria das prefeituras da região sudoeste paulista esta afundada principalmente pela diminuição dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Vai ter prefeito(a) tendo que dar nó em pingo d’água para cumprir pelo menos um pouco do que prometeu em campanha, o que não é o caso de Itapeva, segundo o próprio prefeito hoje a prefeitura tem caixa, nem mesmo o seqüestro de rendas no valor de R$3.172.303,60 para pagamento de precatórios preocupam o prefeitão, segundo a imprensa local o mesmo diz não se preocupar, pois hoje a prefeitura tem caixa para pagar. Mesmo com as obras paralisadas no município como o posto de saúde do Jardim Virginia que começou a ser construído em período eleitoral e logo a após a vitoria nas urnas foi abandonado a sorte em uma pura demonstração de desrespeito ao dinheiro público, atitude comum em um governo, atolado em um mar de lama, como o de Luiz Cavani.

E, ainda por cima disso tudo, o avanço lento, mas constante, da gripe suína, que não dá sossego para ninguém. Quais as medidas adotadas pela Secretaria de Saúde de Itapeva para orientar e prevenir nossa população?

terça-feira, 28 de julho de 2009

Erundina: PSB não debateu candidatura de Ciro em SP

A articulação do PT nacional pela candidatura do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) ao governo paulista ainda não passou pelo próprio PSB. A afirmação é da deputada federal e ex-prefeita paulistana Luiza Erundina (PSB-SP). Principal estrela dos socialistas no Estado, ela afirma que as Executivas Nacional e Estadual da sigla não discutiram formalmente a hipótese de migração política do ex-governador cearense para o Estado. "O último debate que fizemos foi sobre lançar o Ciro para presidente. Nunca fui consultada sobre ele concorrer ao governo paulista. Essa proposta também não passou pela Executiva Nacional", diz.

Luiza Erundina é da Executiva Nacional do PSB e foi eleita prefeita da capital pelo PT em 1988. Ela própria aparece com dois dígitos nas pesquisas de opinião para o Palácio dos Bandeirantes - seu nome conta com até 10% das intenções de voto, dependendo do cenário. "Fiquei sabendo (do movimento pela candidatura de Ciro Gomes em São Paulo) pela mídia.

A ex-prefeita afirma, porém, que não pretende se apresentar como pré-candidata ao governo em 2010. E que, se o nome de Ciro for confirmado pelo PSB, fará campanha ao seu lado. O Ciro sustenta um bom debate. Vou trabalhar por ele, mesmo achando que seu nome é mais viável como candidato a presidente. Está na hora do PSB decolar, mesmo sem um cálculo seguro."

Presidente do PSB paulista e um dos articuladores da candidatura de Ciro, o deputado Márcio França (SP) nega que as instâncias partidárias tenham sido ignoradas na negociação. "Isso ainda não passou pelo partido porque não há nada de concreto. Por enquanto, ainda estamos no campo das especulações", afirma França. Ele destaca que a direção partidária teve o cuidado de consultar Erundina para saber se ela se interessaria pela vaga e teve resposta negativa. "Não dá para ficar pensando em que faculdade o filho vai estudar sem antes fazer o filho", conclui.

Interlocutor
O interlocutor do partido nesse caso tem sido o deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP). "A alternativa de lançar Ciro em São Paulo nasceu de forma inusitada. Ele sempre foi uma alternativa nacional do bloco de esquerda para presidente ou vice de Dilma. Aqui no Estado o maior obstáculo não está no bloco de esquerda, mas no próprio PT", diz Nádia.
Fonte: Agência Estado

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Ala do PT comandada por Tarso defende fim do Senado

Agência Estado

O governo e o PT vão calibrar o discurso sobre a crise política diante do agravamento da situação do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é cada vez mais aconselhado a conter os elogios ao aliado e a dizer que a crise se trata de "assunto interno do Congresso", dirigentes do PT defendem abertamente a extinção do Senado. Sem efeito prático no momento, pois só poderia sair da prateleira numa reforma constitucional, a polêmica proposta consta da plataforma da corrente Mensagem ao Partido, capitaneada pelo ministro da Justiça, Tarso Genro.

"Os debates sobre o unicameralismo ou sobre as restrições ao poder revisor do Senado e sua composição (...) devem ser retomados pelo partido", diz um trecho do programa do grupo de Tarso para a disputa que vai renovar, em novembro, o comando nacional do PT. O texto preliminar era ainda mais duro: dizia que a crise no Senado "relembra o arcaísmo desta instituição vinda do Império". No entanto, Tarso Genro considerou o comentário excessivo e a observação foi retirada do documento apresentado pela chapa.

Candidato do grupo à presidência do PT, o deputado José Eduardo Martins Cardozo (SP) admitiu haver uma discussão jurídica sobre a viabilidade da proposta. O motivo é que, na opinião de muitos advogados, o modelo de representação do Congresso - composto por Senado e Câmara dos Deputados - seria uma "cláusula pétrea", que não pode ser modificada na Constituição.

Adotado em vários países, como Suécia, Finlândia, Portugal, Nova Zelândia, Dinamarca e Noruega, o sistema unicameral é mais um assunto que divide o PT. "Sou contra", disse o presidente da BR Distribuidora, José Eduardo Dutra, que encabeça a chapa da corrente Construindo um Novo Brasil para o comando do PT. "Pode-se discutir as prerrogativas do Senado, mas não acabar com ele."

sábado, 25 de julho de 2009

Utilidade pública: saiba mais sobre a pandemia da gripe






Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a gripe suína é causada pelo vírus influenza A (H1N1) que não havia circulado antes entre seres humanos. Não há informações de pessoas que foram infectadas pelo vírus ao ter contato com porcos ou outros animais, e não se sabe qual a localidade de origem do vírus.

No dia 11 de junho, a OMS anunciou que a doença atingiu o nível de pandemia (epidemia generalizada). O termo tem relação apenas com a ampla distribuição geográfica do vírus, e não com a sua periculosidade. Veja abaixo as repostas a algumas das questões relacionadas ao surto:

O que é a gripe suína?
É uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é diferente do H1N1 totalmente humano que circula nos últimos anos, por conter material genético dos vírus humanos, de aves e suínos, incluindo elementos de vírus suínos da Europa e da Ásia.

A gripe tem cura?
Tem tratamento.

Como é transmitido o vírus?
A doença é transmitida de pessoa para pessoa como a gripe comum e pode ser contraída pela exposição a gotículas infectadas expelidas por tosse ou espirros, e também por contato com mãos e superfícies contaminadas.

Quais são os sintomas?
Os sintomas em humanos são parecidos com os da gripe comum e incluem febre acima de 38°C, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta e náusea.

Infecção de gripe suína é comum em humanos?
No passado, os Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) registraram 12 casos de infecção humana pelo vírus da gripe suína, todo em pessoas que tiveram contato com porcos. Nesses casos, não houve evidência de transmissão entre humanos.

Pode-se contrair a doença comendo carne de porco?
Não. Os vírus da gripe suína não são transmitidos pela comida. O governo mexicano e a OMS (Organização Mundial de Saúde) descartaram qualquer risco de infecção por ingestão de carne de porco. De acordo com o CDC, a temperatura de cozimento (71ºC) destrói os vírus e as bactérias.

Como devo agir se estiver com os sintomas?
Quem tiver sintomas de gripe pode tomar remédios sintomáticos e procurar um médico, caso os sintomas persistam, para tomar um antiviral. Mais informações: www.saude.gov.br

Qual a diferença entre a gripe suína e a gripe comum?
A gripe suína é caracterizada pelos sintomas da gripe comum, mas pode causar vômitos e diarreia mais graves. A gripe comum mata entre 250 mil e 500 mil pessoas a cada ano, principalmente entre a população mais velha. A maioria das pessoas morre de pneumonia, e a gripe pode matar por razões que ninguém entende. Também pode piorar infecções por bactérias.

Como a infecção de humanos com gripe suína pode ser diagnosticada?
Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Entretanto, algumas pessoas, principalmente crianças, podem espalhar o vírus por dez dias ou mais.

Existe algum remédio eficaz contra a doença?
Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC.

Trata-se de um novo tipo de gripe suína?
Assim como no ser humano, os vírus da gripe sofrem mutação contínua no porco, um animal que possui, nas vias respiratórias, receptores sensíveis aos vírus da influenza suína, humana e aviária. Os porcos tornam-se incubadoras que favorecem o aparecimento de novos vírus gripais, através de combinações genéticas, em caso de contaminações simultâneas. Esses tipos de vírus híbridos podem provocar o aparecimento de um novo vírus da gripe, tão virulento como o da gripe aviária e tão transmissível como a gripe humana.

Corro risco de viajar aos países atingidos?
A OMS não recomenda restringir viagens por causa da pandemia de gripe suína. Segundo a organização, essa ação pode não ter efeito para impedir o vírus de continuar se espalhando, mas pode prejudicar bastante a comunidade global.

Em junho, o Ministério da Saúde do Brasl recomendou que sejam adiadas as viagens para países com risco de contaminação pela gripe suína, entre eles a Argentina e o Chile.

A Secretaria de Saúde de São Paulo ampliou a recomendação para evitar viagens também ao México, Estados Unidos e Canadá.

No entanto, os que vão a locais afetados podem usar máscaras, lavar as mãos com água e sabão constantemente e evitar aglomerações, entre outros procedimentos.

Como se previne estando nesses locais?
Com máscaras, lavando sempre as mãos e evitando locais com muita gente entre outros.

Qual o tempo de incubação?
Em média varia de 24 horas a 3 dias. A mídia mexicana cita até duas semanas.

Posso contrair o vírus de alguém que não apresente os sintomas?
Sim. O Influenza pode ser transmitido por alguém até 24 horas antes de essa pessoa apresentar os sintomas.

Quais os grupos mais suscetíveis?
Pessoas com alguma doença crônica ou deficiência imunológica sempre estão mais sujeitas.
fonte: furacao.com

sexta-feira, 24 de julho de 2009

UTILIDADE PÚBLICA: GRIPE SUINA AVANÇA PELO ESTADO.

Do blog do Takeyuti

Já são 12 as mortes por causa do vírus influenza H1N1, conhecida como gripe suina, no estado de São Paulo.
Os óbitos ocorreram nas cidades de Osasco (3), São Paulo (Capital) (4), Valinhos (1), Indaiatuba (1), Botucatu (1), Grande AC (1) e, o último caso foi confirmado em Itapetininga, há 100 km de Itapeva.
Os sintomas da gripe suina são parecidas com a gripe comum -dores de cabeça, coriza, dores pelo corpo, dificuldade para respirar - e só pode ser constatada através de exames laboratoriais. O período de encubação é de 7 dias e, a duração dos sintomas podem persistirem por mais 7 dias. O tratamento é o mesmo da gripe comum, mas deve ser feito com acompanhamento médico.
Em caso de gripe forte, procure o pronto atendimento e siga a risca o tratamento indicado pelo médico.
Entendam que o vírus sozinho não é o que pode levar ao óbito, mas pode sê-lo ao ser associado a outras doenças, tais como pneumonia, bronquite, anemia, diabetes, pois é extremamente agressivo. Os maiores grupos de risco são crianças até 6 anos e os idosos, mas a maioria dos casos tem ocorrido na faixa dos 21 aos 40 anos, ou seja, pessoas com maior possibilidade de locomoção (viagens).

Precauções:

1- Mantenha a casa arejada;
2- Evite aglomerações e lugares fechados;
3- Lave as mãos e o rosto com água e sabão sempre que entrar em casa - a forma correta é esfregando os vãos dos dedos, as palmas das mãos, o dorso e as unhas-;
4- A transmissão se dá em contato direto com a saliva ou muco do nariz do infectado. assim se você apresenta sintomas de gripe evite ficar beijando crianças e, sempre que espirrar evite fazê-lo em direção as pessoas que estão a sua volta.
5- Em caso de confirmação da gripe suina, a pessoa deve ser recolhida ao hospital mais próximo para acompanhamento, suas roupas e objetos pessoais devem ser lavados e desinfetados;
6- Em caso de contato com pessoas infectadas pelo vírus, as pessoas devem ser mantidas em isolamento doméstico pelo período de 7 a 10 dias;

O melhor remédio é seguir as recomendações 1,2 e 3.