quarta-feira, 4 de junho de 2008

Pra não dizer que não falei das flores...

Há tempos atrás aqui em Itapeva tinha-se o costume de chamar essa ou aquela pessoa de "Cavanista" ou "Chimitista" até que de adversários ferrenhos, o povo os viu se tornaram grandes amigos, formou-se a grande frente por Itapeva onde reuniram-se na mesma mesa: Dr. Schimit, o famoso "Schimitão", Professor Cavani, Dona Paulina de Morais, Dr. Espiridião, Dr. Humbertinho da Paulina, Dr. Honorato, Professor Felipe Marinho, o atual prefeito Luiz Cavani, entre outras lideranças de nossa cidade. Era gente de peso da política de Itapeva.

A intenção era eleger um prefeito daquele grupo e depois de muita conversa, formaram a chapa: Humbertinho da Paulina para prefeito e Luiz Cavani para vice-prefeito. Ao final da reunião alguém lascou a famosa frase, segundo alguns, dita pelo Marinho, que à época era genro do saudoso prefeito Felipe Marinho: "Nóis junto elegemo até um poste pra prefeito". Estava formada a imbatível "frente por Itapeva".

De outro lado, o genro do Chimitão, Dr. Guilherme Brugnaro e seu fiel escudeiro, o Armandinho (não é o cantor), mas na época até que tinha pinta de galã, apenas com seu discurso, e inclusive trocou de vice na última hora de registrar a campanha. Sai Zé Lampião e entra Quico Mattos. E se formou a dupla do "pangarés-azarões" contra os "puro-sangue-vencedores".

Mas como se diz no jarjão popular, o Armandinho com seu jeitinho maroto foi comendo pelas beiradas e pimpa, virou o prefeito mais jovem de nossa cidade, sucedendo o Guilherme e deixando todas as lideranças chupando o dedo, alguns "mordendo a língua".

Estou contando essa historinha antiga para lembrar que dias atrás saiu uma publicação anonima num jornal anônimo (essa é boa!! -, pois parece que ninguém tem coragem de assinar o que faz) de nossa cidade numa matéria me chamando de "neo-paulinista" ou coisa assim, porque participei de uma programa de rádio e critiquei a falta de moradias para as pessas pobres de nossa cidade.

Sabendo da matéria, realmente é de dar risada, pois muita gente nessa cidade me conhece e sabe o que eu fiz pela atual administração, e mesmo depois de ter saído da administração, ainda me desfiliei do PT onde fui fundador há 25 anos atrás, me filiei no PV onde também está filiado meu amigo Dr. Ulisses, deixando uma história prá traz, nunca lutei para ser Secretário, fui candidato a vereador apenas para ajudar na campanha e fiz isso, ficando noites sem dormir.

Fui o "bombeiro" da campanha em várias ocasiões, criando as vezes inimizades momentâneas com algumas pessoas, sempre fui o maior defensor da atual administração, porém nunca abri mão e nunca vou abrir mão de falar a verdade a ninguém e não iria deixar de falar ao prefeito que ajudei a eleger, mesmo que isso me custasse algum dissabor. Todos me conhecem muito bem e sabem disso.

Agora, infelizmente parece que alguns politicos daqui de Itapeva preferem escutar as "besteiras" que lhes dizem os puxa-sacos de plantão e com certeza algo falaram no ouvido, o que lamento profundamente pois amizades são muito maiores do que uma disputa política.

Aliás, até agora não entendi como nosso prefeito, pessoa inteligente que é, não percebeu que o ponto da discórdia entre os filiados de certo partido que não querem somar com ele nessas eleiçoes é exatamente a mesma pessoa que agora está empurrando seus aliados para o lado oposto, classificando-os de "cavanistas ou paulinistas". Não está unindo ninguém, aliás pregando a discórdia desde o dia em que pensou que era "otoridade", tirando da cadeira quem estava mostrando serviço e bom serviço.

Para fazer política, meus amigos, é necessário muita paciência, muita conversa, muita calma, é saber ouvir, é abrir mão de muitas coisas, é engolir sapos e lagartos, enfim é unir as pessoas em torno de alguma idéia, algum projeto.

Para quem entende de esportes, para se fazer política por um grupo é o mesmo que valorizar o nome da frente da camisa, ou seja, o nome do time, do grupo e nunca o nome e número que está atrás da camisa, pois este é apenas o nome do jogador que hoje está nesse time e amanhã com certeza estará no outro time. Vale quanto pesa ou joga.

Aos amigos nunca se deve mentir, ao contrário, mesmo que a verdade doa, mas como diz a bíblia, "conhecereis a verdade e a verdade os libertará".

Mas infelizmente estamos vendo que a "disputa política" está tomando conta de tudo, chegando ao ponto de não poder falar com mais ninguém, ou seja, de um lado os "cavanistas" e de outro lado os "paulinistas" como está classificando o jornal.

Se quem escreve para referido jornal quer mesmo que seu chefe seja reeleito, não está sabendo fazer a coisa, aliás, está dividindo o eleitorado e as lideranças entre o "grupo a" e o "grupo b", e acho que está conseguindo fazer muito bem, pois está empurrando possíveis aliados para o colo do adversário.

Com amigos assim, ninguém precisa de inimigos.

Sugiro que se troque imediatamente o "marqueteiro" de plantão, porque senão, como diz o caipira, "ché" , não vai chegar a lugar nenhum e ainda vai passar dissabores, enquanto os hoje marqueteiros vão continuar alugando suas casas e prédios para a próxima administração.

Ou quem sabe disputar alguma Secretaria, quem sabe a de "esportes".

Eu conheço uma história parecida onde alguém tentou eleger uma prefeita e como não conseguiu, virou Secretário de quem foi eleito.

Ou de outro que no aniversário de alguém, em vez de cantar parabéns, pediu a palavra e falou tanto mal do prefeito que ruborizou os convidados, e alguns meses depois também virou Secretário. Dizem as más línguas que existe uma fita gravada sobre isso e que será usada no momento oportuno, sei lá.

Afinal, são tantas histórias, eu prefiro ficar na minha, pois como diz o velho ditado: "dizem-me com quem andas e te direi quem és" ainda está valendo...

Um abraço. Por enquanto é só pessoal...

Nenhum comentário: