terça-feira, 28 de outubro de 2008

Cuidar de pessoas????

No último final de semana resolvi visitar alguns bairros de Itapeva e a falta de moradias inadequadas é gritante, penso que a sociedade, se bem orientada e organizada, pode contribuir para diminuir esses índices. O governo não faz a parte dele mesmo. Alias o que este governo sabe fazer é festa com o chapéu dos outros, pois, as casas que estão para serem entregues na morada do sol foi uma luta da ex-deputada Tere e do ex-prefeito Wilmar Mattos.


Então nós podemos contribuir – e muito! Podemos, através de parcerias com associações de moradores, comerciantes e empresas locais fazer pequenos projetos que conscientizem e eduquem a todos nós. Temos inúmeras entidades que já elevam a qualidade de vida de pessoas carentes, mas que não têm uma divulgação adequada. Com nossa iniciativa, podemos reverter a situação.

Com ações em longo prazo principalmente na educação daremos a nossos filhos e netos melhores condições de vida, pois, um povo culto não elegeria pelo menos 70% dos atuais políticos. Mas é assim, do jeito que está que a situação interessa aos governantes. Esta em nossas mãos mudar isso é só agir.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008


Solução para Saúde


Uma idéia pioneira na área da Saúde diminuiu, no período de sete meses, em 30% as filas de espera para atendimento médico em São Vicente. Desde março deste ano, a Prefeitura decidiu realizar mutirões pela Cidade nos bairros com maior tempo de espera por consultas e o resultado foi acima da expectativa.


Já foram realizados cinco mutirões atendendo prioritariamente os dez bairros da área continental, onde residem 47.706 pessoas e foram realizados 25.823 procedimentos, atendendo 50% da população local. O primeiro mutirão na área insular da cidade, realizado em 20 de outubro, atendeu munícipes da Vila Margarida, Saquaré e México/70 e arredores, onde residem aproximadamente 27.474 pessoas, sendo o complexo mais populoso de São Vicente. Nesse dia, as equipes multidisciplinares atenderam 7.500 pessoas, configurando o comparecimento de cerca de 10% da população.



A diminuição de filas ocorreu principalmente para quem aguardava atendimento de clínica médica, ginecologia e pediatria, somando 3.023, 1.288 e 1.644 consultas nestas especialidades, respectivamente. Só na Vila Margarida, mais de 800 pessoas passaram por consulta com clínico geral. O maior número de pacientes em ginecologia foi no bairro Vila Ponte Nova: 366, e de crianças, também na Vila Margarida, 492.



Os resultados foram expressivos também para identificação de pessoas com diabetes e hipertensão, que foram encaminhadas para monitoramento por meio do programa Hiperdia, do Ministério da Saúde, em que recebem os medicamentos gratuitamente.Os atendimentos envolveram avaliações postural e de voz; orientação sobre câncer bucal e escovódromo para crianças; consultas cardiológicas e ortopédicas; confecção do cartão SUS; orientações sobre a dengue e cuidados gerais de enfermagem e nutricionais; distribuição de 3.277 medicamentos para os pacientes já diagnosticados e entrega de 4.503 preservativos; exames anônimos de DST/AIDS, pé diabético, para detecção de tuberculose e hanseníase e preventivos; testes de visão, vacinação, palestras sobre variados temas e explicações sobre castração e outros temas pelo Núcleo de Controle de Zoonoses, incluindo doação de animais.



De acordo com o prefeito Tércio Garcia, a iniciativa deve se repetir no próximo ano, já que o objetivo foi alcançado. “Com os mutirões, pudemos promover um atendimento globalizado e com alta resolutividade, gerando assim a diminuição das filas e tempo de espera”. Já para o secretário de Saúde do Município, Cláudio França, “além de acelerar o atendimento, os mutirões deixam a Administração Municipal mais próxima da comunidade, conhecendo as suas necessidades e identificando as necessidades de cada bairro”.



Para cada uma dessas ações foram mobilizados 300 funcionários das áreas da Saúde, da Companhia de Desenvolvimento de São Vicente (Codesavi), Manutenção Viária, Guarda Civil Municipal e Jovens no Exercício do Programa de Orientação Municipal (Jepom) mais voluntários. O próximo mutirão de saúde de São Vicente está previsto para o primeiro trimestre do ano que vem, em locais a serem definidos.

E em Itapeva?

É tão difícil assim atender a população com o mínimo de dignidade?
Seguir o exemplo de São Vicente e outras cidades não seria a solução?

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Leiam com atençao é do blog do Jair Carvalho

O Estatuto do PT trazia desde sua fundação um artigo onde dizia que o mandato eletivo é do partido e com essa premissa, o Diretório Nacional daquele partido expulsou de seus quadros uma Senadora da República e vários Deputados Federais. Hoje esse artigo virou "coisa julgada" pois quiz o STF, fazendo o papel dos nossos Congressistas fazer lei e fez através de um julgamento. Ou seja, qualquer político que sair de seu partido perde o mandato para seu suplente. Mas e daí? É claro que numa terra de brilhantes juristas, sempre vai haver um jeitinho de postergar esse julgamento, quem sabe até terminar o mandato do infiel, afinal, nossa legislação só ainda nâo criou recurso para evitar a morte. Mas o assunto que quero tratar aqui é de nossa política provinciana, e na última eleição tivemos reeleitos 50% de nossa Câmara Municipal e 50% de novos eleitos, ou seja, o povo trocou seis por meia dúzia. Tudo como era antes,...Analisando a perfomance dos nossos partidos, fico a pensar: será que vale a pena ter tantos partidos como são os que hoje existem. A lista é enorme e se verificarmos poderemos ver que muitos funcionaram como partidos de aluguel, alguns tiveram em sua totalidade - pasmem, apenas 33 (trinta e tres votos).
É o caso do PSDC onde de 12 (dez) candidatos, o mais votado teve 10 (dez) votos e a grande maioria teve zero votos. Mais o curioso de tudo isso é que todos são funcionários públicos e foram afastados para fazer campanha. Ora, se se afastaram para fazer campanha, ganharam salários (aliás, fomos nós que pagamos seus salários) e nem eles votaram, tiveram 0 (zero) votos, imaginem se não foram cabos eleitorais de algum candidato eleito. São esses os candidatos de referido partido: JOSE AFONSO (10 votos), FABIO BARBOSA (8 votos), IDI VERISSIMO (8 votos), DIRCE OLIVEIRA (4 votos), WALTER BRISOLA (2 votos), LUCIANA GOMES (1 voto), ADRIANA RIBEIRO (zero votos), LEANDRO GALVÃO (zero votos), NEIDE REGINA (zero votos), ROSANA ALVES (zero votos), ROSANGELA POSTÃO (zero votos), ROZILDA CAMPOS (zero votos)
Seria muita pretensão achar que o Dr. Promotor Eleitoral insataurasse um Inquérito Civil Público para investigar isso mas bem que caberia, afinal, TEM ALGUÉM COLOCANDO o "nariz de palhaço" em todos nós, principalmente nos candidatos que suaram a camisa para tentar se eleger. Outra coisa que precisamos ver é se todos esses candidatos são concursados, ou seja, será que não tem funcionários temporários se intitulando como "servidores públicos" ? Aí tem maracutaia, como dizia o "sapo barbudo de lingua presa". Dr. Promotor de Justiça, Vossa Excelência como fiscal da lei pode e deve moralisar as eleições de nossa pacata província chamada Itapeva, afinal, são tantos acordos exdrúxulos que como dizia Rui Barbosa, "...dá vergonha de ser honesto". Enquanto isso não vem, nossa Câmara continua a ser a mesma d'antes, até quando? Na Bahia onde tínhamos o ACM e família que mandavam e desmandavam, o povo começou a acordar, a família ACM levou uma lavada nessas eleições enquanto aqui, alguns ACMs ainda continuam mandando e desmandando, até no prefeito reeleito e ele bem que foi avisado disso, depois que abre a porteira, chefe, passa boi, passa boiada, e o povo, ora o povo, passa a ser apenas um detalhe....Não digam que não avisei!!!!!

Qual o papel da imprensa?

Os limites entre informação e desinformação ficam pouco claros, em alguns episódios, alguns meios de comunicação de nossa cidade julgam como informação a mentira para tentar manter seus alugueis e beneses que o poder lhes proporciona. Já a série apresentada pelo Ita News nas últimas edições do jornal mostra a verdadeira Itapeva. E o que aconteceu com o meio de comunicação que mostrou a verdade? Foi desrespeitado em uma “entrevista” coletiva concedida na prefeitura na última semana.
Qual deve ser o papel da imprensa? Como responsabilizar os jornalistas e empresas jornalísticas pelos seus atos? Como deixar mais claras as relações entre a prefeitura e as empresas jornalísticas, impedindo ou explicitando a captura dos meios de comunicação por interesses políticos e econômicos?
Parabéns ao Ita News pela Coragem.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

CONSCIÊNCIA

Não podemos fugir à regra e ao destino dos homens enquanto chamados a viverem em sociedade e a desenvolver a sociabilidade. A alternativa a estas duas premissas é a negação da história, que entendemos como o existir consciente e responsável do homem. É o homem enquanto capacidade de pensamento, de vontade e liberdade que faz a História, processo dinâmico e dialético num crescer temporal, que é tender para níveis cada vez mais elevados de sociabilidade deste ser transcendente e fascinante que está em cada um de nós. Assim, no processo de construção e desconstrução da nossa história, diferentes latitudes e dimensões se colocam de forma palpitante e imperiosa. A ambição destruiu alguns no último processo eleitoral, mas a mesma ambição também fez vitoriosos (sic...)

Quando falo em destruição quero disser destruição eleitoral, quando não se respeita o encontro de pessoas, cruzando idéias, respeitando dignidades, consolidando sonhos já realizados ou realizando projetos que ficam. O fracasso é evidente.

Vocês têm que se reencontrar e descobrir como vontade livre em relação com o outro e há, enfim, a necessidade de se identificar o que é prioritário e viável neste momento em que todos sentem a urgência de renascer com novas dinâmicas, mesmo se alguns atores são forçosamente os mesmos.

O que me preocupa é saber se temos consciência de estarmos a construir a história e que história queremos redesenhar ou deixar alinhavada para as gerações vindouras? Pensem, pensem e pensem.

Seria grave viver sem projeto – o homem é projeto - concebido por Deus, mas que só se realiza plenamente quando cada um, em liberdade, responde positivamente no tempo ao desafio de existir e responder com responsabilidade pelo hoje e o amanhã de todos.

Sorte a todos. E não me queiram mal a verdade pode doer, mas o melhor remédio nestes casos e sempre a verdade.

sábado, 11 de outubro de 2008

Eu te avisei....

Invés de ficar passivo sem fazer absolutamente nada faça você mesmo sua própria cultura. Não tem emprego? Seja criativo, invente seu emprego, não fique esperando passivamente que nossos governantes se preocupem com a crise que se instalou em sua casa. Pare de ficar esperando de braços cruzados este é o mal de nossa cidade não existe salvador da pátria. Aprenda a votar.
ACORDA PORRA.....

segunda-feira, 6 de outubro de 2008