segunda-feira, 16 de março de 2009

Festança em Pedra-Chata

Hoje vamos falar de um assunto recorrente e sempre polêmico

A imprensa de Itapeva publicou o nome dos assessores dos vereadores de Itapeva. Cada vereador de Itapeva possui quatro assessores.

Como o próprio Dr. Jair Carvalho escreveu em seu blog, Muitas lutas por lutar, nossos vereadores achando pouco criaram mais três cargos em troca do voto para presidência da câmara, os vereadores beneficiados com estes cargos são: Roberto Comerom, Paulo de La Rua e Tarzan.

Não ponho em causa a necessidade da existência dos assessores. Já passei por vários gabinetes, e conheço bem esta realidade, o trabalho que envolve, as responsabilidades que se assumem. O bom desempenho das equipes é essencial ao bom desempenho dos titulares dos cargos. Claro que, como em todo o lado, há gente boa e má. Há os que trabalham e os que apenas estão lá para receber o cheque ao fim do mês. Mas aí a responsabilidade é de quem permite e/ou autoriza essas situações.

O vereador tem o direito de convidar quem entender para trabalhar com ele em seu gabinete. São lugares de confiança pessoal, mais até do que política. E se isso é permitido a um Ministro ou a um Secretário de Estado, porque não há de o ser a um vereador? Mas sabemos bem que a CMI tem assessores saindo pelas burras.

Na realidade falta coragem a nossos vereadores para regular esta matéria. Não precisa inventar nada, basta criar uma lei, semelhante à de Capão Bonito que possui nove vereadores e somente cinco assessores e estes prestam serviço a todos os legisladores. Aqui poderia se definir por numero de dois assessores por gabinete (com o mínimo de conhecimento), com ordenado previamente estipulado, claro, simples, transparente e sem abusos.

Acho que esta história dos assessores ainda vai dar muito pano pra manga, pois, todos sabemos que a grande maioria esta lá só pra receber os benesses no final do mês. Falta ao legislativo itapevense credibilidade e esta talvez seja a chance de consegui-la.

Nenhum comentário: