segunda-feira, 9 de junho de 2008

Será que só asfalto dá voto? Saúde só dá despesa?", reclama Dr. Ulysses


Ita News de sexta-feira:
Fala do vereador, presidente da Câmara e médico Dr. Ulysses: "Estava escutando atentamente falarem que o prefeito Cavani teve a sorte de ter conseguido muito para a pavimentação. Mas, para a saúde não é conseguido nada. Fico triste com os deputados, estamos recebendo críticas por estarmos ainda fazendo fichas à mão. Precisamos de informatização. Ás vezes se perde resultados de exame. Há muito custo de remédio sem precisar. É um absurdo as pessoas esperarem tanto para fazer um exame.
Será que é só o asfalto que dá voto? E Saúde só dá despesa?
Então, o que deveria era se ter um olhar mais benigno para a Saúde, porque nem se compara o valor recebido para a infra-estrutura [asfalto] com o para a Saúde de Itapeva."
***
Só não entendi a tristeza com os deputados. Será que eles apresentam emendas ao orçamento federal sem consultar o município? Não creio. Afinal, o objetivo dos deputados "verbeiros" é ganhar a simpatia de prefeitos/vereadores para se tornarem seus cabos eleitorais.

Jornais locais publicam constantes reportagens com vistosas fotos de políticos locais com os políticos "benfeitores" em todas as fases das emendas: apresentação da emenda pelo deputado, liberação do dinheiro, início, meio e inauguração da obra...

Outra coisa: o orçamento municipal é feito inteiramente pelo próprio município, aprovado unicamente pelo prefeito e pelos vereadores.

Como se sabe, é a lei orçamentária municipal que determina ao Executivo o valor a ser gasto em saúde, em pavimentação, em compra de medicamentos, etc.

E o Legislativo surgiu justamente para isso: para cuidar do orçamento, para aprovar os impostos necessários, para escolher as prioridades da população, para controlar o príncipe.

Nenhum comentário: