segunda-feira, 9 de junho de 2008

Por favor, eu estou falando de coisas sérias

Sou absolutamente analfabeto em gestão da saúde. Nada entendo de investimentos na área. Mais do que isso: odeio freqüentar hospitais, postos de saúde e não gosto dos ditos homens que administram isso em nosso município, aqueles cavalheiros sempre de olho nos gráficos e no lucro, com uma nova idéia na cabeça para passar a perna nos pobres e doentes de pedra-chata. Mas não sou burro, tenho certa capacidade de raciocínio e ainda alguma lucidez.
Devo, porém, fazer, desde logo, uma ressalva: não estou a me referir a bons médicos e funcionários da saúde em nosso município. Estes, a meu ver, são fundamentalmente diferentes. Exercem atividade destinada a frutificar, gerar saúde e propiciar ao menos alguns minutos de alegria aos nossos doentes. Estes são indispensáveis, particularmente no sistema de saúde em que vivemos seja ele bom ou ruim.
Como eu ia dizendo acima, nada entendo de saúde sobretudo da pública mas não sou completamente idiota. Por isso, gostaria que uma boa alma me explicasse: o que o governo desta República de Pedra Chata faz com o nosso dinheiro, isto é, com o que arrecada (e põe arrecada nisso!) Para onde vai a enorme fortuna, da qual Luiz & Cia tanto se vangloriam, particularmente depois de haverem saldado as dividas que segundo eles existiam em Itapeva?
Rememoremos didaticamente: quais são os problemas estruturais de Itapeva? Digamos, para argumentar: educação, saúde, sistema rodoviário, saneamento básico e emprego.
Agora, sejamos honestos: educação de nosso estado está ridícula, estudos mostraram isto recentemente, ensino privado, com raríssimas exceções: custa caro é para uma minoria cada vez menor. Saúde, igualmente com minguadas exceções, depende dos planos de saúde, mais fontes arrecadadoras que prestadoras de serviços cobram bem, pagam mal médicos e hospitais e proporcionam atendimento pior ainda... Sistema rodoviário, só em estradas pedagiadas. Ou paga-se para ir e vir direito que nos é assegurado constitucionalmente. Saneamento básico diz-se que, por posicionar-se debaixo da terra, não se vê. Prefiro dizer que não se vê porque não existe ou não é feito. E o que se vê é a tragédia que todo mundo conhece. Veja o que disse o Dr. Ulisses, vereador, presidente da Câmara e médico na última sessão da Câmara Municipal:
“Estava escutando atentamente falarem que o prefeito Cavani teve a sorte de ter conseguido muito para a pavimentação. Mas, para a saúde não é conseguido nada. Fico triste com os deputados, estamos recebendo críticas por estarmos ainda fazendo fichas à mão. Precisamos de informatização. Ás vezes se perde resultados de exame. Há muito custo de remédio sem precisar. É um absurdo as pessoas esperarem tanto para fazer um exame. Será que é só o asfalto que dá voto? E Saúde só dá despesa? Então, o que deveria era se ter um olhar mais benigno para a Saúde, porque nem se compara o valor recebido para a infra-estrutura [asfalto] com o para a Saúde de Itapeva."
Com grande tristeza e raiva, dou os parabéns ao vereador, pois, reconhecer erros e tentar concertar é uma virtude de poucos e os tais poderosos homens públicos de Itapeva? Continuam com sua costumeira omissão. Mas, até quando? Quem?! Quem o que?! Há o responsável por esta omissão? Os atuais gestores de nosso município ainda têm a coragem de responsabilizar a população!... Por favor, eu estou falando de coisas sérias.
Por fim, o emprego. Ora, este só é problema para quem não tem parente ou padrinho no serviço público. Os demais estão todos empregados. De preferência em cargos em comissão, de confiança, de livre escolha das autoridades, com bom rendimento e pouco esforço. Aliás, o prefeito, preocupado com o desemprego acaba de criar algumas novas vagas. Lógico somente para integrantes da banda podre do PMDB que sejam convencionais ou seja que tenha voto na hora da decidir de que lado estará o pomposo partido.
Em resumo, quando perguntados se as questões estruturais da Nação de Pedra Chata, estão sendo resolvidas inevitavelmente a respostas sempre é a mesma “ Estamos fazendo um analise para resolvermos o problema”. O que Luiz & Cia fazem com a brutal arrecadação de nosso município? Resposta ao vento...Tire suas próprias conclusões.

Esclareçam-me, pelo amor de Deus, antes que eu comece a berrar como um desvairado!

Nenhum comentário: