terça-feira, 4 de novembro de 2008

Vereador? O que é isso?

Passada as eleições inicia-se um novo ciclo político, com a aposta na continuidade, os itapevenses de forma cívica exerceram o seu direito de voto e decidiram atribuir uma vitória esmagadora ao candidato tucano que terá pela frente a grande responsabilidade de dirigir os destinos de Itapeva até 2012.

Mas convenhamos falar que a vitória tucana foi baseada em cima de programa de governo é um engano meu nobre futuro vereador. Os tucanos conseguiram sim arrancar 74,52% dos votos, ou seja, 35.510 eleitores votaram no 45. Mas, pergunto qual era a outra opção?

O resultado das urnas espelha somente as atitudes dos adversários. A candidata do DEM perdeu pra ela mesma com as trapalhadas cometidas durante o processo e o candidato 13, ora o candidato 13, esse simplesmente foi colocado em uma cumbuca pelos próprios companheiros. Então colega o que restou a foi apostar no continuísmo.

Meu nobre apesar de me criticar tanto estou feliz por saber que visita meu blog todos os dias. Lembra da pergunta que lhe fiz a uma semana atrás?

Pois bem como não me respondeu lá vai à resposta.

Primeiramente você vai ficar me devendo essa, afinal esta eleito, é vereador tudo que vai abaixo terá que ter na ponta da língua apesar de saber que somente usara isto pra enganar seus valorizados eleitores.

Parece que você não sabe disso, mas a função do vereador é legislar, vou ter que explicar também o que é legislar?
Você não se diz tão esperto? Ta bom vamos lá:

Legislar é estabelecer ou fazer leis, portanto, o que o vereador, poderá fazer é conseguir, permitir ou impedir que o executivo faça.

Ser vereador é, quando da apresentação das propostas orçamentárias pelo executivo, dedicar atenção especial aos seguintes aspectos: Os recursos previstos são factíveis? Os recursos destinados a pessoal estão dentro dos limites legais? Existem recursos próprios destinados à saúde, educação e segurança pública? Existe alguma previsão para investimento? Em que área?Ser vereador é estar atento à execução orçamentária, cobrando do executivo as razões pela não realização do que estava previsto, pela realização do que não estava previsto e sugerindo ações para a otimização da utilização dos recursos.

Ser vereador é estar presente e participar ativamente das sessões plenárias. Ser vereador é estar presente nas discussões dos projetos de lei, que circulam na Câmara Municipal.

Ser vereador é demonstrar em cada ato, que o interesse do município, do estado e do país estão acima de tudo.

Ser vereador é fiscalizar e com responsabilidade as ações do executivo.

Finalmente, para estimular uma maior participação da sociedade na administração do município, o vereador deverá inteirar-se dos trabalhos desenvolvidos pelos Conselhos Municipais de Saúde e de Educação e de outras entidades que têm com objetivo a melhoria da qualidade de vida do munícipe. A sua presença nessas entidades encurtará, sem dúvida, o caminho entre o que a sociedade deseja e o que o executivo realiza.

Espero ter ajudado.....mas.....

A lástima.
Os eleitores do Guarizinho precisam de um ambiente livre de coação e intimidação, os eleitores querem usar de forma consciente o seu direito de voto para eleger os seus futuros representantes. E mesmo com toda a intimidação o tal do Eliel perdeu no Guarizinho.
fonte:Edmir Pelli

Nenhum comentário: