quinta-feira, 9 de abril de 2009

"Sujeira" anunciada

“Virou suruba”, não consigo definir de outra maneira o quadro da política nativa nestes dias em que todos os políticos conversam com todos, se prometem a todos e traem todos ao mesmo tempo.

Vamos invocar a Freud e a psicanálise para tentar explicar as relações múltiplas do PT, que se diz traído e na oposição, mas tem no seu presidente forte candidato ao cargo de assessor na Câmara Municipal (o famoso caso do representante em Brasília) e mantém na atual administração vários filiados em cargos de comissão, e ao mesmo tempo namora às escondidas com o DEM da ex-deputada Terezinha. E o PTB? Falar o que desta sigla? Vergonhosa as atitudes dos representantes do partido de Getulio em Pedra-chata. E o DEM tem vereador sonhando com secretaria. Não esqueçamos que PTB e DEM estão envolvidos em uma CEI para investigar o executivo e pelas trapalhadas e desencontros da CEI nos deixam preocupados e atentos. No PMDB, a ala que foi com Luiz Cavani na última eleição anda pregando que o prefeitão é trairá. Contem-me uma novidade.

Ora, pois, nestes tempos bicudos cheio de denuncias contra o governo Cavani, a política dá exemplos que confirmam o adágio “trair e coçar é só começar”. Até porque, no salve-se-quem-puder, cada qual procura o seu caminho.

Não que estas pessoas queiram o bem comum, mas porque é gente habituada às benesses do governo e quer continuar na mesma condição. Ou seja, a situação é essa. Cada um por si e o povo que se dane, pois será chamado apenas para a figuração no dia da eleição depois de uma campanha cheia de promessas, baixarias e muito pouca inteligência.

Termino hoje com uma frase do sociólogo brasileiro Roberto DaMatta, que casa muito bem com o momento que vive Itapeva: “Ética é o limite que faz com que uma pessoa diga não a si mesma”.

Nenhum comentário: